Dicas de Malhação

Este post está ligado a experiências pessoais e não possui qualquer apologia a utilização de técnica amadora para prática de exercícios físicos.

Ab initio, vamos esclarecer alguns pontos obscuros na pessoa que pretende praticar qualquer atividade física.

Dedicação não poderá faltar mesmo nos dias de desanimo. Dedicar significa sempre estar presente na atividade escolhida.

O trinômio alimentação x descanso x treino deve estar em equilíbrio, o que significa ponderar estes três pilares de acordo com seu intuito.

Vamos a prática:

Se você quer definição muscular, terá de reduzir carboidratos na alimentação, bem como aumentar o aeróbico no treino, alem de modificar as séries aumentando suas repetições e reduzindo os pesos.

Já se você é adepto da hipertrofia muscular, precisará de mais horas de sono, alimentação rica em carboidratos e proteína, alem de construir séries com menor quantidade de repetições.

Cuidados na hora de se exercitar:

Nunca mude os procedimentos de movimentação no meio da série, pois isso será a porta de entrada para novas lesões. Ou seja, procure sempre manter o mesmo grau de amplitude ao longo das séries.

Respeite os intervalos de 45 segundos a 2 minutos, dependendo do tipo de treino.

Ao termino de cada grupamento dê um intervalo de 3 minutos para continuar no próximo grupamento muscular.

Aumente os pesos de forma gradativa sempre, e ao inicio da série aqueça no mesmo aparelho com peso leve e série inicial composta por até mais 30% do habitual. Ex. Se você faz com 20kg de cada lado no supino séries de 10 repetições, aqueça na primeira com 8kg de cada lado e faça por volta de 15 repetições.

Ao longo do treino, a ingestão de liquido é algo fundamental para que não haja nenhuma falha muscular, bem como a alimentação prévia moderada para que não queime seus próprios músculos no treino.

Mitos:

–       amplitude máxima é sinal de melhor condicionamento físico (MENTIRA)

–       alongar-se antes de malhar demasiadamente (MENTIRA)

–       leite desnatado engorda menos que integral (VERDADE INDIFERENTE)

–       massa a noite engorda (VERDADE PARCIAL)

–       o café da manha deve ser reforçado para os praticantes de atividade física (VERDADE)

–       no pain no gain (VERDADE, SE A DOR FOR MUSCULAR E NAO PROVENIENTE DE LESAO)

Observações complementares:

Sobre a alimentação previa ao exercício físico, podemos utilizar um copo de banana com aveia por exemplo.

Para identificar as dores e saber o que esta havendo com seu corpo, sinta se é dor “saudável” ou não:

– pontadas, fisgadas, sensações de esgarçar o músculo são de natureza lesiva;

– queimações, cansaços/ fadiga, sensação de músculo pesado são de natureza não lesiva.

P.S. o tópico por ora tratado possui mera descrição de experiência amadora vivida, e de cunho pratico, não se valendo da capacitação profissional para ditar regras sobre o correto a se fazer.

Carlos Imbrosio Filho.

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