BARRIGA É BARRIGA… Arnaldo Jabour

Barriga é barriga, peito é peito e tudo mais. Confesso que tive agradável surpresa ao ver Chico Anísio no programa do Jô, dizendo que o exercício físico é o primeiro passo para a morte. Depois de chamar a atenção para o fato de que raramente se conhece um atleta que tenha chegado aos 80 anos e citar personalidades longevas que nunca fizeram ginástica ou exercício – entre elas o jurista e jornalista Barbosa Lima Sobrinho – mas chegou à idade centenária, o humorista arrematou com um exemplo da fauna: A tartaruga com toda aquela lerdeza, vive 300 anos. Você conhece algum coelho que tenha vivido 15 anos? Gostaria de contribuir com outro exemplo, o de Dorival Caymmi. O letrista compositor e intérprete baiano era conhecido como pai da preguiça. Passava 4/5 do dia deitado numa rede, bebendo, fumando e mastigando. Autêntico marcha-lenta, levava 10 segundos para percorrer um espaço de três metros. Pois mesmo assim e sem jamais ter feito exercício físico viveu 90 anos. Conclusão: Esteira, caminhada, aeróbica, musculação, academia? Sai dessa enquanto você ainda tem saúde… E viva o sedentarismo ocioso!!! Não fique chateado se você passar a vida inteira gordo. Você terá toda a eternidade para ser só osso!!! Então: NÃO FAÇA MAIS DIETA!! Afinal, a baleia bebe só água, só come peixe, faz natação o dia inteiro, e é GORDA!!! O elefante só come verduras e é GORDOOOOOOOOO!!! VIVA A BATATA FRITA E O CHOPP!!! Você, menina bonita, tem pneus? Lógico, todo avião tem! E nunca se esqueçam: Se caminhar fosse saudável, o carteiro seria imortal!

Contra-razões: Diante do email que recebi recentemente, tenho que destacar equívocos nas constatações acima. Ser gordo não é saudável, posto que você terá problemas nos joelhos, na coluna, cardíacos, respiratórios, circulatórios entre outros. Viver para ficar estagnado e não acrescentar nada ao mundo?! Viver deitado numa rede não é viver. Pra que viver 90, 100 anos?! Não é melhor viver intensamente 70?! Alias, melhor viver bem 65 ou até mesmo 60 e morrer feliz.

Não se iluda no conformismo deturpado por famosos de que não precisa cuidar da sua saúde, afinal, mesmo que tenhas problemas de saúde, se livrará deles mais facilmente e sua recuperação será melhor se fizer exercícios diariamente. Não se esqueça que você tem origem animal e que nosso histórico não é fundado nesse sendentarismo que enfrentamos no dia-a-dia. Nós fomos feitos para utilizar nossa força física por mais tempo ao longo do dia.

É fundamental cuidar da sua saúde porque afetará diretamente sua auto-estima, posto que você é um ser feito de desejos internos e, necessariamente vai depender deles para atingir sua “felicidade”. Esses desejos são estimados pelo padrão da sociedade em que você vive, então os padrões mudam de acordo com a população. Veja que as características de olhos claros e pele rosada são mais notadas nos países tropicais, onde a maioria é composta por pessoas morenas, mulatas, mestiças de olhos escuros.

Nosso próprio nervosismo é ligado a falta de atividade física, porque sabe que não terá tempo tão cedo para se cuidar e assim ficar do jeito que deseja, por isso se estressa e fica tão irredutível a ponto de esquecer até que tem educação. Sobre a baleia, tem a capa grossa de gordura em virtude das profundidades que vive e da temperatura que tem de agüentar, pois conforme sabemos, o tecido adiposo serve para manter uma temperatura ideal corporal. Por isso a baleia é gorda.

O Ilmo. Dorival Caymmi só viveu os seus 90 anos por pura estatística, afinal existem pessoas que vivem até os 90 anos e que fazem atividade física regular. Como qualquer coisa na vida, existe o publicitário falido e o bem sucedido, bem como existe o saudável que morre de engasgo e o idoso cardíaco que morre por causa de fratura do fêmur.

O que mais importa aqui é definir o que é felicidade para você. Considere tudo que deseja e veja se o exercício físico vai te trazer benefícios suficientes para atingir suas metas. Sempre se mantenha atualizado das tuas metas, pois elas te levarão ao seu sucesso. Escreva-as numa folha e sempre as leia, assim poderá responder o que é felicidade.

Portanto, nunca seja radical em nada na vida, inclusive para a prática ou não de exercícios físicos. Sendo assim, deixo a minha humilde opinião diante dos dizeres de um “famoso” que poderia pensar bem antes de sair falando coisas da boca pra fora.

Carlos Imbrosio Filho.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: