Respeito aos pais

Preliminarmente, preciso elucidar detalhes a cerca da educação de um ser que cresce na sociedade. Tudo se inicia com seu nascimento que o insere no grupo que vai freqüentar ao longo de seu desenvolvimento. O seu caráter vai ser construído perante os valores que serão demonstrados ao mesmo ao longo de sua vida.

Portanto, a família é a base para que seja o indivíduo bem encaminhado na sua vida. No entanto existem outras instituições que acompanham esse processo de educação individual, dentre elas a igreja, a escola e o Estado, como último método educacional de cunho coercitivo.

Atualmente, temos uma falha muito grande em todos eles, o que nos induz a afirmação de que a segurança é falha, a polícia não funciona.

Pais, pensem que se educarem bem seus filhos e tomarem as régias no momento correto, serão seres dignos e éticos. A família é responsável pelo primeiro “manual de regras” da sociedade em que o indivíduo é inserido.

Vamos a prática, a criança cresce na família, recebe o manual básico das regras de convivência e educação com o próximo. Quando entra na escola, aprende a ter opinião e discuti-las, para que possa mudar o mundo para melhor. A igreja é faculdade do indivíduo para criar métodos alternativos para alcançar seus objetivos de forma idônea. O Estado é exatamente a instituição exceptio , ou seja, com caráter de exceção, ele intervém em momento de urgência na ausência dos demais para coagir o indivíduo a respeitar as regras.

Hodiernamente temos um total descaso dos pais que, por falta de estrutura familiar, permitem seus filhos alem da conta, e as escolas não são responsáveis por isso, muito menos a igreja. O Estado fica sobrecarregado de afazeres, visto que sua responsabilidade aumenta progressivamente em relação ao numero de pessoas mal-criadas.

Finalizando este tópico, posso dizer que todos os filhos devem respeito aos seus pais, uma vez que, mesmo na ausência dos mesmos, podemos sempre suprir com o que nos foi passado antes, ou, ainda que inexistente, podemos sim criar o nosso próprio senso de certo e errado e aplicar de forma cautelosa.

Respeite seus pais e saibas que terá sempre alguém para contar em sua vida.

Carlos Imbrosio Filho.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: