Respeitar não significa se submeter

Hodiernamente, possuímos sentimentos intrínsecos aos costumes que nos induzem a falsa sensação de que quando respeitamos alguém devemos nos submeter a este.

É errônea a indução, uma vez que não podemos abrir mão de nossos próprios valores para “respeitar” alguém, haja vista que não estaremos respeitando a nós próprios.

Respeitar é caminhar ao lado, é saber o momento de deixar suas coisas de lado para dar apoio, e mais; é saber dar o valor ao próximo e fazer com ele se torne uma das coisas que você tem para fazer, ajudá-lo.

Na prática devemos entender que nunca mudaremos ninguém, e mesmo que aconteça, será temporário e não fará bem a esta. Escolher o certo, significa escolher aquele com quem compartilhará até os defeitos, e deverá com estes conviver e aceitar, mas jamais se submeter.

Um exemplo seria o de um casal em que o marido adora futebol e a mulher adora shopping. A mulher não pode ser obrigada a assistir futebol e ficar sem ir ao shopping por isso e vice versa. No inicio será um mar de rosas que logo apodrecerão.

Aplicado ao meio profissional, vislumbramos sob o prisma de subordinação interna em uma empresa, em que respeitar as ordens não podem invadir o campo dos seus valores e, por assim dizer, deturpá-los.

A submissão significa escravidão e isso não trás felicidade. Nunca deverá se confundir com ceder, que por sua vez é, de maneira não continua e rotineira mudar seus afazeres para agradar o outro.

Quando nos submetemos demais, deixamos o presente de lado e vivemos na busca do futuro incerto. Isso nos leva a uma angustia interna que põe fim a toda a felicidade.

É como não viver mas ver o tempo passar e a gente envelhecer.

Carlos Imbrosio Filho.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: