A inveja e o olho grande são os dois maiores defeitos

A minha vida ensina com claros efeitos, esses dois tipos de ação num ser humano o leva a ser o indivíduo mais atrasado da sociedade.

Que atire a primeira pedra quem nunca viu algo desandar em sua vida logo após um “amigo” próximo ou um qualquer com essas características saber deste “algo”.

Basta a pessoa ser apresentada a este seu projeto de vida, esta condição nova de sua vida que tudo passa a ter problemas.

Eu não consigo me imaginar sem meus amigos, até porque do que iria discutir se não teria mais problemas?

Notório o saber das pessoas que crêem em todos que ao seu redor estão. Mas devem ter cautela porque as coisas não desandam por falta de dedicação, mas por descuido ao se falar demais de sua vida para as pessoas erradas.

A inveja assim como o olho grande faz com que qualquer situação de sucesso se torno uma perturbação extrema.

A pessoa que possui esses “defeitos” sempre ao camufla com bons dizeres te levando a crer que jamais poderia ser ela que está jogando pedras no seu vidro.

Comentários do tipo:

– Sério amiga, que bom que está namorando, fico feliz por você!

– Sério que arrumou um emprego e ainda ganha muito bem!

– Não acredito que você ganhou esse dinheiro!

– Você foi promovida a um cargo superior, me orgulho dessa minha “amiga”!

São altamente contagiosos e fazem você se tornar um invejoso sem preceber.

Geralmente se seguem de comentários paralelos aos quais são feitos a um amigo terceiro porém em comum como: (essa parte a pessoa invejada nunca vai saber)

– Nossa amiga, você viu que fulana conseguiu aquela vaga de emprego, deve ter dado pro chefe!

– Que chato que fulana começou a namorar, agora quem vai sair conosco para beber e zoar?

– Que droga, eu to nessa porcaria de cargo ganhando mal pacas e fulana me consegue uma vaga que ganha o dobro, e o pior que é bonita e burrinha e consegue!

– Fulana não faz nada para os outros de bem e ainda ganha essa bolada, ninguém merece!

– Aquele namoradinho dela é chatinho né. Reclama quando ela sai para boate conosco!

– Ai amiga, tomara que fulana termine logo o namoro porque ela esqueceu das “amigas” que tem!

E por ai vai… mas até que ponto isso tudo não é inveja?!

Percebemos quando se impera a inveja porque as coisas deixam de fluir tão bem quanto antes do evento fatídico. Isso ocorre porque os invejosos já começam a lançar os venenos na veia de seus “amigos” e começam a mandar indiretas de insatisfação mas sem querer perder a “amizade”. Coisas do tipo:

– Ah amiga, nada a ver ele ter agido assim, muito infantil!

– Se eu fosse você eu pensava melhor nesse namoro porque ele parece muito bobo!

– Cuidado com essa função que pegou porque se ganha bem mas seu chefe é um tarado que vai ficar te tentando!

– Cuidado ein amiga, esse dinheiro que ganhou pode não ser de fontes confiáveis.

– Sem querer parecer chata, mas você não tem nada a ver com esse menino!

– Olha miguxa do meu coração, eu acho ele muita areia para o seu caminhão! E mais você consegue homem muito melhor! (a melhor de todas!)

É bom viver para conseguir enxergar esse conselhos como divinas ofensas a nossa felicidade. Aliás, se conselho fosse tão bom as pessoas os venderiam.

Os conselhos são formas de nostalgia e podem ser dados, quando por intuito de caridade ou de maldade, ou vendidos quando por intuito de enriquecimento (consultorias).

Apesar de toda essa revolta com relação as atitudes falsas das pessoas, sei que o mundo vai melhorar e as pessoas irão se ajudar a crescer, e não mais a rebaixar os outros.

Mesmo que o invejoso tente com suas garras puxar os bons para baixo, sempre terão a humildade de reconhecerem suas fraquezas e aceitarem ajuda na hora certa para crescerem sem rebaixar ninguém.

Carlos Imbrosio Filho

Deixe uma resposta

