COPA DA HIPOCRISIA

O ANO É 2010. ANO DE ELEIÇÕES, MAS PRINCIPALMENTE O ANO É DA COPA. AH!!! COPA DO MUNDO!!  O QUE FALAR DELE DESSE EVENTO?  É UM MOMENTO DE CELEBRAÇÃO ONDE AS NAÇÕES, DESDE AS MAIS RICAS ATÉ AS MAIS POBRES, SE JUNTAM PARA UNIR UM INTERESSE EM COMUM: O FUTEBOL.EM ALGUNS PAÍSES COMO O BRASIL, ESSA ÉPOCA É MARCADA COM MUITA ALEGRIA E ORGULHO EM QUE TODOS SE MOSTRAM RELAMENTE PATRIOTAS E NÃO PERDEM UM SEGUNDO QUE SEJA PARA VER A SELEÇÃO JOGAR.TRABALHO?!TRÂNSITO?!NADA DISSO. NADA DISSO OCORRE QUANDO O TIME DE DUNGA ENTRA EM CAMPO. PARECE QUE TODAS AS MAZELAS DESAPARECEM EM UM PISCAR DE OLHOS. SERIA TÃO INTERESSANTE SE ISSO ACONTECESSE TODOS OS DIAS, MAS ISSO NÃO OCORRE.

ESSE TEXTO VEM A MOSTRAR A REALIDADE QUE A COPA TRAZ AO NOSSO PAÍS E QUE NINGUÉM PERCEBE (OU FINGE NÃO PERCEBER).

NA NOSSA SOCIEDADE IMPERA ALGO QUE É IMPOSSÍVEL DE SE EXTINGUIR: A HIPOCRISIA. ELA VEM MASCARADA DE VÁRIAS FORMAS MAS PARTICULAMENTE NA COPA DO MUNDO, ELA SURGE DA FORMA MAIS IMPERCEPTÍVEL E AO MESMO TEMPO BASTANTE IMPONENTE.  NO MOMENTO QUE EU ESCREVO VEJO NAS RUAS ENFEITE VERDE-AMARELO, DESENHOS NAS ESTRADAS DA BANDEIRA BRASILEIRA, PESSOAS VESTINDO ROUPAS DE MESMA COR MOSTRANDO O ORGULHO DE VIVER EM NOSSO PAÍS. MAS AO MESMO TEMPO , QUANDO NÃO ESTAMOS EM ÉPOCA DE COPA, ESSAS MESMAS PESSOAS RECLAMAM DA VIDA QUE TEM, DIZEM QUE É UM PAÍS DE MERDA, DISSO E AQUILO, OU SEJA, NÃO APRESENTAM ESSE TANTO ORGULHO EM QUE É VISTO QUANDO A BOLA ROLA EM CAMPO. MAS PORQUE ISSO?! PORQUE DAMOS TANTA ATENÇÃO A ESSE ESPORTE E NÃO FAZEMOS O MESMO POR OUTROS COMO BASQUETE, VÔLEI, TENIS ENTRE OUTROS NÃO TÃO CONHECIDOS?

MAS MUITOS, OU MELHOR, A MAIORIA VAI DIZER SEMPRE AQUELA FRASE JUSTIFICÁVEL: “ AH , MAS É DA CULTURA DO BRASILEIRO E TAL”. É SEMPRE POR CAUSA DA PORRA DA CULTURA. É POR ISSO QUE NUNCA APRENDEMOS. EM OUTRO CASO, VEJO ALGUNS PAÍSES COMO EUA, CORÉIA DO NORTE E DO SUL, ETC QUE MESMO COM SEUS TIMES JOGANDO, NÃO É DADA A MESMA IMPORTÂNCIA. MUITOS VÃO DIZER: ”AH, MAS ESSES PAÍSES NÃO SÃO PATRIÓTICOS, NÃO DÃO A MÍNIMA!”

PENSO QUE ELES DÃO A DEVIDA IMPORTÂNCIA A ISSO, OU SEJA, POUCO POIS SABEM QUE É SOMENTE UM ESPORTE COMO TODOS OS OUTROS E NÃO PARARÃO SUAS VIDAS EM FUNÇÃO DISSO, COMO NÓS FAZEMOS.PARA AQUELES QUE ASSISTEM A COPA DE 2010, AQUI VAI ALGUMAS VERDADES QUE PENSEI NO MOMENTO, SE É QUE JÁ NÃO SABEM:

  1. A COPA DO MUNDO DE 2010 NA ÁFRICA NÃO FARÁ COM QUE OS SUL-AFRICANOS FIQUEM MENOS POBRES E MELHORES DE VIDA. CONTINUARÃO MISERÁVEIS, AINDA EXISTIRÁ PRECONCEITO, RACISMO E GUERRAS;
  2. O ÚNICO MOTIVO QUE PENSO QUE A COPA SEJA REALIZADA NA ÁFRICA SEJA POLÍTICO E NADA MAIS. A FIFA NÃO OLHA PARA OS AFRICANOS COM UM AR DE “COITADOS, VAMOS DAR UMA CHANCE A ELES”.

NO BRASIL É INCRÍVEL COMO A ENERGIA TOMA CONTA. NOS JOGOS DA SELEÇÃO CANARINHO, É PRATICAMENTE FERIADO NACIONAL. TUDO PARA, COMÉRCIO, COLÉGIO, FACULDADE, ENFIM. MUITOS SE DÃO AO LUXO DE COMPRAR AQUELAS TVS DE LCD/ PLASMA PARCELADO EM 30X COM A JUSTIFICATIVA DE VER A COPA. O CARA FELIZ COM A COMPRA ASSISTE AOS 64 JOGOS, MAS DEPOIS FAZ AQUELA CARA DE ARREPENDIMENTO POIS SABE QUE VAI TER QUE RALAR O DOBRO PARA PAGAR CADA PARCELA DA COMPRA. O ENGRAÇADO É QUE ELE COMPRA A TV PARA VER A COPA POR 1 MES MAS VAI TER QUE FICAR PAGANDO POR 30 MESES.

E QUANDO A COPA ACABAR, FICAREMOS TRISTES. MAS ESPERA!! NÃO É POR CAUSA DE A COPA TER TERMINADO E SIM PELO FATO DO CARA NÃO PODER SAIR MAIS CEDO DO TRABALHO PARA TOMAR UMA NO BAR OU SAIR MAIS CEDO/ NÃO TER AULA NA FACULDADE. NO FUNDO A VIDA DELE FICOU UM POUQUÍNHO MAIS ALEGRE POIS COMO A MAIORIA FALA, ESTAR VIVO PARA ASSISTIR UMA COPA É UM HONRA DE UMA VIDA. FICO IMAGINANDO COMO SERÁ NA COPA DE 2014.

UMA REAL QUE POSSO DIZER É HÁ OUTRAS COPAS QUE ESTÃO ACONTECENDO NO NOSSO PAÍS SEM QUE A GENTE PERCEBA. MAS ALGUNS VÃO PERGUNTAR: “ MAS FELIPE, QUE COPAS SÃO ESSAS, SEU MALUCO?”

AS QUE ME REFIRO SÃO: A COPA DA POBREZA, A COPA DA INJUSTIÇA, A COPA DA MALANDRAGEM E POLITICAGEM QUE É A MAIS IMPORTANTE A MEU VER: A COPA DA HIPOCRISICA, POIS  ESSA É INVISÍVEL, NÃO APARECE NA TV E ACONTECE SEM A GENTE SABER TODO DIA, TODO ANO. OUTRA REAL É QUE A MAIOR PARTE DOS JOGADORES QUE REPRESENTAM O PAÍS DO FUTEBOL NÃO CONVIVEM COM ESSES PROBLEMAS QUE O POVO BRASILEIRO ENFRENTA, POIS MORAM EM PAÍSES ONDE ESSES PROBLEMAS ESTÃO ERRADICADOS OU EM FASE DE TÉRMINO. FORA O FATO DE SEREM RICOS E TEREM SEU FUTURO GARANTIDO PARA SI E PARA SEUS FILHOS. OU SEJA, ELES SABEM DOS PROBLEMAS, MAS MORAM EM OUTRO LUGAR ONDE ISSO NÃO ACONTECE. BEM, ACHO QUE FARIA O MESMO NO LUGAR DELES.

MAS NÃO SE ESQUEÇAM: NÃO SERÁ AS PEDALADAS DO ROBINHO OU AS HABILIDADES DO KAKÁ OU AS DEFESAS DO GOLEIRO JULIO CESAR QUE MUDARÃO A VIDA DO BRASILEIRO E SIM O POVO QUE TEM O CONTROLE DE ELEGER QUEM NOS DEFENDERÁ NO QUE DIZ RESPEITO À SAÚDE, COMBATE A VIOLENCIA E A INJUSTIÇA.

ACHO QUE OS VEÍCULOS DE INFORMAÇÃO COMO JORNAIS, TVS E RADIOS SÃO OS MAIORES CULPADOS, POIS ABORDAM ISSO COMO SE FOSSE ALGO SUPEREXTRAORDINÁRIO. TODOS OS DIAS VEJO EM COMERCIAIS ALGO RELACIONADO À COPA E COMO NÃO SE SENTIR ENVOLVIDO NISSO? EM VEZ DE ABORDAR PROBLEMAS, A COPA É SÓ O QUE HÁ NA CABEÇA DESSAS PESSOAS. POR ISSO REPITO QUE NUNCA EVOLUIREMOS E CADA 4 ANOS A HISTÓRIA SE REPETIRÁ: A SELEÇÃO CONVOCADA COMO SE ESTIVESSE INDO PARA A GUERRA E A COMOÇÃO GERAL.

ESPERO QUE UM DIA ACORDEMOS DESSA REALIDADE ALTERNATIVA E COMEÇEMOS A PENSAR EM COISAS MAIS IMPORTANTE PARA TODOS POIS A COPA NÃO MUDARÁ NOSSAS VIDAS E SIM AS DOS JOGADORES POIS FICARÃO MAIS RICOS E VISADOS POR TODO O PLANETA. MAS ENQUANTO ISSO NÃO OCORRE, TEREI QUE FICAR VENDO OS JOGOS PARA MANTER O PAPO EM RODAS DE BAR.

ENTÃO ATÉ O PRÓXIMO TEXTO E FIQUEM COM DEUS.

FELIPE G.CARDOSO

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: